Franchising conceito e actualidade em Portugal

Home Franchising conceito e actualidade em Portugal

ofranchising Franchising conceito e actualidade em Portugal

Franchising

Franchising é um negócio em parceria, no qual uma empresa de sucesso comprovado (Franchisador) transmite a um terceiro (Franchisado) o seu conceito de negócio, permitindo-lhe que utilize a sua marca, ensinando-lhe os seus métodos de gestão, o seu know-how, e prestando-lhe ainda apoio e acompanhamento permanentes.

Trata-se de uma fórmula de negócio com reconhecido êxito, sendo hoje um dos principais modelos de expansão de marcas nacionais de retalho e de serviços em todo o mundo.

O número de marcas a operar através deste sistema em Portugal ultrapassa actualmente as 500. Estas redes de franchising em Portugal geraram no ano passado um volume de negócios superior a 4,6 mil milhões de euros e foram responsáveis pela criação de 63 670 postos de trabalho.

Em 2014, surgiram mais de 40 novos conceitos de negócio em franchising num total de 524 marcas franchisadas, das quais 63,4% têm origem em Portugal (dados IFF). Este valor tem vindo a aumentar gradualmente, o que comprova a crescente procura desta fórmula para dinamizar a expansão de centenas de marcas presentes no panorama empresarial português e demonstra a sustentabilidade deste modelo de negócio em Portugal.

O sector do comércio foi o que mais cresceu em 2014, passando de um peso de 25% em 2013 para 43,9% em 2014. Os serviços valem com 41,5% e a restauração/hotelaria 14,6%.

Este dados incluem apenas o emprego directo gerado pelo franchising. Todos os anos, de resto, este sector contribui com a criação líquida de milhares de postos de trabalho.

O peso do franchising na economia portuguesa é de cerca de 3% do PIB nacional e garante 1,4% do emprego gerado em Portugal.

A análise a todos estes dados permitem afirmar que o Franchising é cada vez mais uma opção a ter em conta no universo empresarial português.

VER MEMBROS INTERFRANCHISING

CLOSE
CLOSE

Pin It on Pinterest

Share This